24/02/2013

Oscar 2013


Olá gente ! Por que será que todas as atenções no início de ano estão voltadas para a cidade de Los Angeles mais precisamente Hollywood ? Acho que todo mundo já sabe do que eu estou falando, né ? Da cerimônia do Oscar, a festa que premia as mega produções de todos os tempos ! 


Vamos saber quem são os indicados nas melhores categorias:

- Melhor filme


Lincon(Lincoln, EUA, 2012) Dirigido por Steven Spielberg, Lincoln é o campeão de indicações ao Oscar 2013, com presença em doze categorias. O filme conta a história de uma das figuras mais importantes e emblemáticas da história dos Estados Unidos, o 16º presidente do país, Abraham Lincoln, vivido pelo ator Daniel Day Lewis. Lincoln se passa em 1865, ano em que teve fim a Guerra Civil Americana e em que foi aprovada a 13ª emenda à Constituição, que aboliu a escravatura no país. 


Argo(Argo, EUA, 2012) Além de ter sido indicado a sete categorias, o filme dirigido e protagonizado por Ben Affleck chega à cerimônia em alta por ter vencido os prêmios considerados termômetros do Oscar.Argo conquistou o Globo de Ouro, o Bafta e os troféus concedidos pelos sindicatos dos diretores, dos produtores e dos atores dos Estados Unidos. A produção conta a história real do resgate de um grupo de diplomatas americanos do Irã, durante a Revolução Islâmica de 1979. O agente da CIA Tony Mendez, vivido por Affleck, cria o plano de fingir que os americanos são parte da equipe de um longa-metragem, Argo, e procuram locações exóticas para a produção. 


Os Miseráveis - (Les Misérables, Reino Unido, 2012) Tom Hooper assina a nova adaptação do musical da Broadway baseado no romance do francês Victor Hugo, que concorre em oito categorias no Oscar. Na França do século XIX, Hugh Jackman vive Jean Valjean, um homem em liberdade condicional depois de passar vinte anos na cadeia por ter roubado um pão. Com a ação misericordiosa de um bispo, ele decide mudar de nome e de cidade para fugir do inspetor da polícia Javert (Russell Crowe), que o persegue por desrespeitar as limitações de sua condicional. 


O Lado Bom da Vida(Silver Linings Playbook, EUA, 2012) Com direção de David O. Russell, o filme adaptado do livro de Matthew Quick concorre em oito categorias na premiação. Pat Peoples (Bradley Cooper) sai de um hospital psiquiátrico obcecado por exercícios físicos e livros clássicos. Sua intenção é reconquistar Nikki, sua esposa, e para isso ele ganha a ajuda de Tiffany (Jennifer Lawrence), uma jovem viúva. 


A Hora Mais escura (Zero Dark Thirty, EUA, 2012) Kathryn Bigelow, a primeira mulher a ganhar um Oscar de direção porGuerra ao Terror, volta à temática do terrorismo em A Hora Mais Escura, indicado a cinco estatuetas. Maya (Jessica Chastain) é uma agente da CIA que transformou em missão pessoal a busca por Osama Bin Laden, capturado e morto em 2011. Além de guerra e de terrorismo, uma palavra-chave para o longa é violência, já que as cenas de tortura praticada por militares americanos são para lá de pesadas.

As Aventuras de Pi(Life of Pi, EUA, 2012) Dirigido por Ang Lee, o filme adaptado do romance A Vida de Pi, de Yann Martel, foi indicado a onze prêmios no Oscar. Pi Patel (Suraj Sharma quando jovem e Irrfan Khan quando adulto) é filho do dono de um zoológico na Índia e cresce rodeado por animais. Sua família deve se mudar para o Canadá e levar com ela alguns bichos, mas no meio do caminho o navio em que estão naufraga. Pi acaba em um bote com uma zebra, um orangotango fêmea, uma hiena e um tigre de Bengala, de nome Richard Parker, com quem tem de aprender a conviver para permanecer vivo. 


Django (Django Unchained, EUA, 2012) Sétimo filme de Quentin Tarantino, Django Livre concorre a cinco prêmios no Oscar. O longa é uma homenagem ao gênero de faroeste, e em especial ao faroeste spaghetti de Sergio Leone, sem deixar de lado traços costumeiros de seu diretor, como a violência e os longos diálogos. Django (Jamie Foxx) é um escravo libertado pelo caçador de recompensas King Schultz (Christoph Waltz), que precisa de sua ajuda para reconhecer três homens. A parceria com Schultz também vai ser útil na missão pessoal de Django, que quer resgatar sua mulher, escrava de outro senhor.


Amor - (Amour, França/Alemanha/Áustria, 2012) O novo filme de Michael Haneke (A Professora de Piano e A Fita Brancafoi indicado a cinco categorias. No longa, o casal de professores de música aposentados Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) vive confortavelmente em um apartamento em Paris. A vida a dois é tranquila até que Anne sofre um derrame. Metade de seu corpo fica paralisado e ela precisa da assistência constante do marido. 


Indomável Sonhadora(Beasts of the Southern Wild, EUA, 2012) Com direção de Benh Zeitlin, o filme foi indicado em quatro categorias no Oscar. Hushpuppy, uma menina de seis anos de idade, vive em um local chamado Banheira, em um grupo isolado às margens de um rio. Seu pai contrai uma misteriosa doença e, pouco tempo depois, uma forte tempestade atinge o lugar onde eles moram. É aí, então, que seres pré-históricos são libertados. 

- Melhor atriz

Jennifer LawrenceIndicada pelo filme O Lado Bom da Vida, esta é a segunda vez de Jennifer Lawrence, 22 anos, como candidata a melhor atriz do Oscar. Mundialmente conhecida por protagonizar a saga Jogos Vorazes, a jovem atriz despontou como uma das principais apostas de Hollywood em 2011, após sua indicação pela atuação no filme Inverno da AlmaEm O Lado Bom da Vida, Jennifer interpreta Tiffany, uma viúva com depressão que se apaixona por Pat, personagem de Bradley Cooper. Com este papel, bem divertido, ela ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou musical, e também o troféu do sindicato de atores de melhor protagonista mulher, prêmios que a transformaram em uma das favoritas ao Oscar deste ano.  


Emmanuelle RivaAos 85 anos, Emmanuelle Riva, protagonista de Amor, é a atriz mais velha a ser indicada na categoria em toda a história do Oscar. Nascida em uma pequena cidade da França, desde cedo ela dizia ter o sonho de atuar, o que não era bem visto na sua família na época. Até que em 1953 ela se mudou para Paris decidida a se tornar uma atriz. A escolha deu certo e, em 1959, ela conseguiu seu primeiro grande papel em Hiroshima, Meu Amor. No filme Amor, ela vive uma idosa debilitada que sofre os problemas da velhice e da clausura do corpo, papel que lhe rendeu o Bafta de melhor atriz. 


Naomi WattsA atriz anglo-australiana concorre por seu trabalho no filme O Impossível, sobre a história real de uma família que passava férias na Tailândia, em 2004, e sobreviveu ao Tsunami que atingiu o país. Naomi Watts é a única representante da produção na disputa pelo Oscar. Ela também foi indicada ao Globo de Ouro e ao troféu do sindicato de atores dos Estados Unidos pelo mesmo papel. Esta é, aliás, a segunda indicação da atriz ao Oscar. A primeira vez foi com o longa 21 Gramas, do diretor mexicano Alejandro González Iñárritu. 


Jessica ChastainEm A Hora Mais Escura, Jessica Chastain vive uma agente da CIA que descobre o paradeiro de Bin Laden. Pelo papel de uma militar forte e decidida, ela faturou o Globo de Ouro de melhor atriz dramática, prêmio que a deixou um passo à frente das outras concorrentes na categoria do Oscar. Jessica já teve uma indicação ao prêmio da Academia de Hollywood em 2012, na categoria de melhor coadjuvante pelo filme Histórias Cruzadas.


QuvenzhanéAos nove anos, Quvenzhané se tornou a atriz mais jovem a ser indicada ao Oscar. A protagonista deIndomável Sonhadora mentiu a idade para conseguir fazer o teste para o papel, que exigia uma criança de seis anos, e na época ela tinha apenas cinco. A garotinha estreante encantou o diretor, que chegou a mexer no roteiro para ficar mais adequado ao perfil da atriz. 

- Melhor atriz coadjuvante



Sally Field - Ao lado de Daniel Day-Lewis e Tommy Lee Jones, Sally Field completa o elenco de Lincoln, um dos melhores desta edição do Oscar. A atriz vive a personagem Mary Todd, esposa do presidente Lincoln. Sally já ganhou o Oscar de melhor atriz duas vezes, com os filmes Norma Rae (1979) e Um Lugar no Coração (1984). Ela ficou um tempo afastada do cinema para se dedicar à série Brothers & Sisters. Em 2012, retornou à sala escura com O Espetacular Homem-Aranha e logo em seguida com o drama histórico Lincoln.


Anne Hathaway - Favorita na categoria pelo filme Os Miseráveis, Anne Hathaway já foi indicada ao Oscar pelo filme O Casamento de Rachel, e também já participou de diversas produções aclamadas como O Segredo de Brokeback Mountain e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. No entanto, foi com o musical Os Miseráveis que ela conseguiu ser ovacionada pela crítica e indicada a diversos prêmios. Para o papel de Fantine, uma personagem sofrida e pobre, Anne perdeu 11 quilos, cortou o cabelo e encarou cenas repletas de emoção e choro. Sua performance da música I Dreamed a Dream, cantada ao vivo, ficou famosa antes mesmo da estreia do filme nos cinemas. 


Jacki Weaver - O Lado Bom da Vida foi o único filme a ser indicado em todas as categorias de atuação, feito raro na história do Oscar, que viu isso acontecer pela última vez em 1981. A representante do elenco para atriz coadjuvante, Jacki Weaver, interpreta a mãe do personagem principal, Pat (Brad Cooper). Ela ficou conhecida pelo longa Reino Animal (2010), que lhe rendeu sua primeira indicação à premiação na mesma categoria em que concorre este ano. 


Helen HuntEm um dos papéis mais marcantes da carreira, Helen Hunt vive uma terapeuta sexual no filme As Sessões. A produção conta a história de um homem de 38 anos que quer perder a virgindade. O problema é que ele teve poliomielite, o que o deixou paralisado e preso a um aparelho que o ajuda a respirar. Ele contrata a profissional para ajudá-lo e desenvolve uma amizade com ela. Na história da premiação, Helen já ganhou o Oscar de melhor atriz em 1998, com o filme Melhor É Impossível.  


Amy Adams Em O Mestre, Amy Adams interpreta a esposa do líder de uma seita chamada A Causa, vivido por Philip Seymour Hoffman. No filme, a seita apresenta semelhanças com a cientologia, a igreja de astros como Tom Cruise. O longa rendeu aos dois atores principais, Hoffman e Joaquin Phoenix indicações ao Oscar de melhor ator coadjuvante e melhor ator, respectivamente. Para Amy, essa é a quarta indicação na categoria de melhor atriz coadjuvante. Anteriormente, ela concorreu com os filmes Retratos de Família (2005), Dúvida (2008) e O Vencedor (2011).
Fonte: Site Veja

A cerimônia do Oscar será exibida hoje a noite na Rede Globo, se você quiser votar e escolher seus favoritos é só entrar no Site da Revista Veja . Beijos e até mais !!

2 comentários:

Suzy Machado disse...

Adorei as premiações. Foram justas!!

Paula Torres disse...

Muito justas, ameii !!!